quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Apresentação

Olá, somos graduandas do curso de Pedagogia, pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, CPTL. Criamos o blog para disciplina Didática Tecnologias Educacionais, nossa intenção é demonstrar como utilizar a tecnologia a favor da educação. O recurso escolhido por nós foi animações e vídeos do Youtube.

“O mesmo pode ser dito sobre os desenhos animados, que reúnem elementos como imagem, movimento, sons e narrativas, que juntos atraem as crianças pela possibilidade de identificação, criação, interação, significação, ressignificação etc., integrando-se assim, à cultura infantil.” (SARTORI; SOUZA; KAMERS. p. 2. 2011).

A educação é um movimento histórico cultural, a sociedade está entrelaçada a educação em seus aspectos formativos. Desta maneira, afirmamos que o cenário histórico atual, se manifesta diretamente na escola, vivemos atualmente em um avanço tecnológico gigantesco, o qual, enquanto professores, não podemos negá-lo, e precisamos desenvolver meios para que este momento não seja contrário a educação e sim, trabalhe para ela, levando o estudante a interagir com a sociedade de maneira crítica e criativa.

“Neste contexto, vemos o docente a mudar, não somente os métodos de ensino, como também seu papel, o que implica em novas formas de comunicação, novas atitudes e condutas, tanto como docente quanto como investigador.” (SARTORI; SOUZA; KAMERS. p. 1. 2011).

Por isso, nós, estudantes de Pedagogia, entendemos a importância do pedagogo se aperfeiçoar acompanhando as mudanças sociais. O blog tem como intuito trazer para os professores de Educação Infantil e Séries Inicias do Ensino Fundamental, maneiras de trabalhar com vídeos de animação em sala de aula articulado com o ensino-aprendizagem, para que o momento de assistir a um vídeo, não seja um momento apenas de descanso e distração.

 “(...) para pensar as infâncias nos dias de hoje, é necessário buscar uma maior compreensão sobre a realidade contemporânea vivida pelas crianças.” (SARTORI; SOUZA; KAMERS. p. 2. 2011).

            Educadores buscam constantemente formas de atrair o estudante para o momento de ensino-aprendizagem, o que não é tarefa fácil. As animações permitem ao educador atrair essa atenção, e, sabendo trabalhar de maneira correta este momento será prazeroso e significativo para a criança.
Santa Roza (1997, p. 80) diz que brincar para a criança é uma atitude consciente, ou seja, a criança separa o que é imaginário do que é realidade. Partindo dessa afirmação, podemos entender que ao criar uma proposta de brincadeira a criança está trazendo para o “seu mundo” algo vivido por ela na realidade. Traduzir essa realidade a seu modo permite a criança superar uma angústia de algo desconhecido por ela.
Assim ocorre com o que assistem, a ficção permite que elas deem significados para o contexto em que estão vivendo, permite a ela se relacionar com o outro a medida que “fazem de conta” que são os personagens, e tais personagens são escolhidos por identidade, o que mais a criança se encontra é o que ela mais gosta. Nesse momento o professor deve prestar atenção nas crianças, a fim de conhecê-las melhor, pois assim o educador irá permitir experiências cada vez mais significativas, com vistas a ampliar o desenvolvimento da criança.
Pensando nisso, podemos afirmar que a escola não pode estar alheia a realidade da criança e a sociedade que ela está inserida, o que é externo a escola deve ser aproximado dela, de maneira planejada e objetiva. Mas a grande dúvida quando nos deparamos com a sala de aula, é: Como conhecer a realidade das crianças? Como aproximar os conteúdos da escola com essa realidade sem excluir nenhuma criança?. Acreditamos que não existe receita de uma educação perfeita, mas com certeza a educação na atualidade precisa se aproximar das tecnologias.


SANTA ROZA, E. Quando o brincar é dizer: a experiência psicanalítica na infância. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1993. In. ALVES, Fernando; SOMMERHALDER, Aline. O brincar: linguagem da infância, língua do infantil. Rio Claro, Ed Mobiz, 2006.


SARTORI, Ademilde Silveira; SOUZA, Kamila Regina de; KAMERS, Nelito José. Desenho Animado, Tv e YouTube: Reflexões Sobre Educomunicação e Linguagens. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Recife , PE – 2 a 6 de set. de 2011.

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