Olá,
somos graduandas do curso de Pedagogia, pela Universidade Federal do Mato
Grosso do Sul, CPTL. Criamos o blog para disciplina Didática Tecnologias Educacionais, nossa intenção é demonstrar como utilizar a tecnologia a favor da
educação. O recurso escolhido por nós foi animações e vídeos do Youtube.
“O mesmo pode ser dito sobre os
desenhos animados, que reúnem elementos como imagem, movimento, sons e
narrativas, que juntos atraem as crianças pela possibilidade de identificação,
criação, interação, significação, ressignificação etc., integrando-se assim, à
cultura infantil.” (SARTORI; SOUZA; KAMERS. p. 2. 2011).
A
educação é um movimento histórico cultural, a sociedade está entrelaçada a
educação em seus aspectos formativos. Desta maneira, afirmamos que o cenário
histórico atual, se manifesta diretamente na escola, vivemos atualmente em um
avanço tecnológico gigantesco, o qual, enquanto professores, não podemos
negá-lo, e precisamos desenvolver meios para que este momento não seja
contrário a educação e sim, trabalhe para ela, levando o estudante a interagir
com a sociedade de maneira crítica e criativa.
“Neste contexto, vemos o docente
a mudar, não somente os métodos de ensino, como também seu papel, o que implica
em novas formas de comunicação, novas atitudes e condutas, tanto como docente
quanto como investigador.” (SARTORI; SOUZA; KAMERS. p. 1. 2011).
Por
isso, nós, estudantes de Pedagogia, entendemos a importância do pedagogo se
aperfeiçoar acompanhando as mudanças sociais. O blog tem como intuito trazer
para os professores de Educação Infantil e Séries Inicias do Ensino
Fundamental, maneiras de trabalhar com vídeos de animação em sala de aula articulado
com o ensino-aprendizagem, para que o momento de assistir a um vídeo, não seja
um momento apenas de descanso e distração.
“(...) para pensar as infâncias nos dias de
hoje, é necessário buscar uma maior compreensão sobre a realidade contemporânea
vivida pelas crianças.”
(SARTORI; SOUZA; KAMERS. p. 2. 2011).
Educadores buscam constantemente
formas de atrair o estudante para o momento de ensino-aprendizagem, o que não é
tarefa fácil. As animações permitem ao educador atrair essa atenção, e, sabendo
trabalhar de maneira correta este momento será prazeroso e significativo para a
criança.
Santa
Roza (1997, p. 80) diz que brincar para a criança é uma atitude consciente, ou
seja, a criança separa o que é imaginário do que é realidade. Partindo dessa
afirmação, podemos entender que ao criar uma proposta de brincadeira a criança
está trazendo para o “seu mundo” algo vivido por ela na realidade. Traduzir
essa realidade a seu modo permite a criança superar uma angústia de algo
desconhecido por ela.
Assim
ocorre com o que assistem, a ficção permite que elas deem significados para o
contexto em que estão vivendo, permite a ela se relacionar com o outro a medida
que “fazem de conta” que são os personagens, e tais personagens são escolhidos
por identidade, o que mais a criança se encontra é o que ela mais gosta. Nesse
momento o professor deve prestar atenção nas crianças, a fim de conhecê-las
melhor, pois assim o educador irá permitir experiências cada vez mais
significativas, com vistas a ampliar o desenvolvimento da criança.
Pensando
nisso, podemos afirmar que a escola não pode estar alheia a realidade da
criança e a sociedade que ela está inserida, o que é externo a escola deve ser
aproximado dela, de maneira planejada e objetiva. Mas a grande dúvida quando
nos deparamos com a sala de aula, é: Como conhecer a realidade das crianças?
Como aproximar os conteúdos da escola com essa realidade sem excluir nenhuma
criança?. Acreditamos que não existe receita de uma educação perfeita, mas com
certeza a educação na atualidade precisa se aproximar das tecnologias.
SANTA
ROZA, E. Quando o brincar é dizer: a experiência psicanalítica na infância. Rio
de Janeiro: Relume-Dumará, 1993. In. ALVES, Fernando; SOMMERHALDER, Aline. O
brincar: linguagem da infância, língua do infantil. Rio Claro, Ed Mobiz, 2006.
SARTORI,
Ademilde Silveira; SOUZA, Kamila Regina de; KAMERS, Nelito José. Desenho
Animado, Tv e YouTube: Reflexões Sobre Educomunicação e Linguagens. Intercom –
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XXXIII
Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Recife , PE – 2 a 6 de set.
de 2011.
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