Com o avanço das tecnologias a
educação tem um duplo desafio: adaptar-se aos avanços das tecnologias e
orientar o caminho de todos para o domínio e a apropriação crítica desses meios,
já que a escola é espaço para formação de todos, não só das crianças, mas
também dos professores e profissionais da educação.
Mas o que é de fato a tecnologia?
Conforme afirma Kenski (2007), a
tecnologia é produto do conhecimento do homem, ou seja, é produto de pesquisa
de amplos desenvolvimentos do conhecimento, podemos considerar, por exemplo, a
linguagem como uma tecnologia, afinal também está em constante aperfeiçoamento.
Ao conjunto de conhecimentos e
princípios científicos que se aplicam ao planejamento, à construção e à
utilização de um equipamento em um determinado tipo de atividade, chamamos de
tecnologia. Sendo que o uso dessas tecnologias, chamamos de técnica.
Tecnologia é toda e qualquer
evolução produzida pelo conhecimento humano, que acaba por facilitar e melhorar
a vida humana, desde a mais simples evolução até a mais complexa, ou seja, da
mais antiga até a mais atual, como a escrita, por exemplo.
Cabe ao
professor mediar esse conhecimento, para isso é necessário que esteja sempre atualizado,
uma vez que a educação se utiliza da comunicação para existir, e é preciso que
falemos a mesma “linguagem” da criança.
Segundo Lyotard (1988 e 1993), o
grande desafio da espécie humana na atualidade é a tecnologia, “(...) é a única
chance que o homem tem para conseguir acompanhar o movimento do mundo é
adaptar-se à complexidade que os avanços tecnológicos impõem a todos, indistintamente.”.
O domínio da tecnologia distinguem
os seres humanos. Tecnologia é poder, as grandes potências só são grandes
potências graças ao seu desenvolvimento tecnológico. Pense nisso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário