domingo, 26 de outubro de 2014

Alfabetização tecnológica do professor

Olá professores,

            Na aula da nossa disciplina de Didáticas e Tecnologias Educacionais tivemos acesso ao texto: Alfabetização tecnológica do professor - escrito por Marisa Narcizo Sampaio e Lígia Silva Leite. Quando falamos sobre o que é a tecnologia, expomos que as formas humanas de produzir e reproduzir sua sobrevivência, são transformadas, e isso chamamos de tecnologia, sendo assim, estão em constante transformação, então questionamos: a prática e a formação do professor acompanha essas transformações?
            As autoras propõe uma escola “que forme cidadãos capazes de lidar com o avanço tecnológico, participando dele e de suas consequências.” (SAMPAIO; LEITE. 2011. p. 15).
            Para que consigamos esta escola, precisamos, enquanto professores, nos alfabetizar tecnologicamente, seja por intermédio de capacitações que podem ser solicitadas na instituição que trabalham, como pode ser por conta própria sempre que sentirmos necessidade de reciclar nossos conhecimentos, quando estes ficam defasados se comparados com os avanços e mudanças sociais.
            Em contradição com todo esse avanço que estamos vivenciando, está a diferença econômica que existe em nosso país, pois enquanto uma pequena parcela da sociedade tem um largo acesso a todas as tecnologias, outra grande parcela não tem. Por isso a escola, enquanto mediadora de conhecimento, tem por tarefa, aproximar as pessoas da tecnologia tão cobrada pela sociedade na atualidade.
            Veiga (1995) diz que a escola tem ”a função de proporcionar às camadas populares, através de um ensino efetivo, os instrumentos que lhes permitam conquistar melhores condições de participação cultural e política e reivindicação social” (p. 81)
            É preciso desenvolver as capacidades de “interpretar criticamente as referidas mensagens e as diversas linguagens que a tecnologia utiliza (..)” (SAMPAIO; LEITE. 2011. p. 17), para que esta não seja mais um fator de desigualdade e exclusão.

            Indicamos o referido artigo que se encontra no livro escrito pelas autoras, o qual estamos colocando o link abaixo, para quem sente a necessidade dessa alfabetização tecnológica, ele pode auxiliá-los como um argumento ao solicitar cursos de capacitação nas instituições em que trabalham.


Mãos à obra.
 SAMPAIO, Marisa Narcizo; LEITE, Lígia Silva;. Alfabetização tecnológica do professor Petrópolis: Vozes, 1999.

Livro Alfabetização tecnológica do professor

#alfabetizaçãotecnológica 

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